Reconheça um sociopata


Pessoas Perigosas


Uma Breve  Descrição

Sociopatas têm sérias dificuldades para sentir empatia em relação aos outros. Em outras palavras, eles acham extremamente difícil e em alguns casos até impossível se colocar na posição da outra pessoa. É por causa disso que tantas vezes eles são indelicados e insensíveis, divertindo-se em humilhar e depreciar.

Sua predisposição para falar o que querem sem se importar com a verdade em conjunto com o seu narcisismo exacerbado, levam-nos a contar histórias mirabolantes em que eles são os heróis e em que os seus opositores são sempre maus e culpados por tudo. Valendo-se de mentiras ou de meias verdades, o psicopata manipula quem ele quer,  para obter lucro pessoal ou simplesmente para se divertir.

O sociopata tem emoções rasas. Ele é extremamente habilidoso em demonstrar amizade, carinho e consideração para ganhar a confiança das pessoas. Mas suas emoções em grande parte são superficiais e as demonstrações de cuidado não passam de mero teatro. Até mesmo suas demonstrações de raiva são artificiais. Logo depois de um ataque de ira, o psicopata retorna ao estado normal, deixando claro que não provou do sentimento como uma pessoa normal provaria.

Psicopatas têm comportamento impulsivo e irresponsável; com frequência não se mantêm no trabalho e não administram bem as suas contas.

Abuso Verbal:

“Você é sensível demais.”

Se você já ouviu essa frase, é possível que já tenha sido vítima de abuso verbal.

O abuso verbal é uma das armas utilizadas pelos sociopatas para imobilizar suas vítimas. Suas cicatrizes emocionais com frequência são mais profundas que cicatrizes de agressões físicas. O abuso verbal torna as pessoas inseguras, com a autoestima em pedaços e por vezes com sérias dificuldades para enfrentar os desafios da vida.

Boa parte das pessoas não percebe que está sofrendo abuso verbal. Isso ocorre principalmente quando ele vem de alguém que a vítima pensa que gosta dela ou de alguém em posição de autoridade, como um chefe, um genitor ou um irmão mais velho.

Na maioria das vezes o abuso é seletivo, isto é, tem endereço certo.
O abusador se encarregará de esconder a agressão das pessoas ao redor o quanto puder. Dessa forma, ele garante que ninguém vai dar crédito à vítima se esta resolver denunciá-lo. G Ballone diz:

“O sociopata leva uma vida dupla: mantém uma aparência e atividades cotidianas normais, mas essa imagem não corresponde à sua realidade íntima, anormal, doentia, que só é revelada a suas vítimas, quando estão indefesas.” Por isso fique atento: alguém bem próximo a você pode estar sendo a vítima…

Afinal, o Sociopata Tem Jeito?

O psicopata não tem uma psicopatia, no sentido de quem tem uma tuberculose, ou algo transitório, mas ele é um psicopata. Psicopata é uma maneira de ser no mundo, é uma maneira de ser estável.” Schineider
“É mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para as vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos.” Ana Beatriz Barbosa

A opinião da maioria dos especialistas é que, diferentemente dos indivíduos portadores de outros transtornos psiquiátricos (como esquizofrenia, ansiedade, distúrbio bipolar ou depressão), Sociopatas não podem ser ajudados, nem por meio de psicoterapia nem através do uso de medicamentos. Em realidade, para o sucesso no tratamento de qualquer transtorno psicológico/psiquiátrico, é fundamental que o paciente sinta a necessidade de mudança. O sociopata, contudo, carece desse desejo;
Ele é bastante satisfeito em ser como é!

Quando submetido a algum tipo de psicoterapia, é mais provável que se utilize das informações obtidas nas sessões para aperfeiçoar seu jogo de manipulação e sedução. Sociopatas incorporam os jargões aprendidos e tornam-se mais e mais capazes de ludibriar e fazer o mal.Podem, contudo, dissimular seu verdadeiro caráter, para obter vantagens imediatas, como redução da pena ou obtenção de liberdade condicional, como já dissemos. O tempo, entretanto, trará à luz suas falcatruas de praxe.

MENTIROSOS PATOLÓGICOS.

Um mentiroso patológico é normalmente definido como alguém que mente incessantemente para sair-se bem, sem a menor preocupação com os outros. Mentira patológica é geralmente vista como um mecanismo desenvolvido bem cedo na infância para lidar com o mundo, estando frequentemente associada com algum outro tipo de desordem mental. Um indivíduo mentiroso patológico frequentemente sabe onde quer chegar (ou seja, suas mentiras têm um propósito). Esses indivíduos têm pouca consideração ou respeito pelos direitos e sentimentos alheios. Eles são vistos como manipuladores, autocentrados e espertalhões. Suas emoções são rasas, mas seu teatro e sua boa conversa são capazes de ludibriar qualquer um. Esses indivíduos podem simular qualquer coisa para atingir o que querem:
Eles são mentirosos patológicos!

ATUANDO COMO COITADINHO.

“Esta tática envolve atuar como uma vítima inocente de uma dada circunstância ou do comportamento de alguém, com vistas a ganhar simpatia, evocar sentimentos de compaixão e assim obter algum lucro da vítima. Se há algo que pessoas de personalidade agressiva têm por certa é o fato de que indivíduos com personalidades menos insensíveis e hostis normalmente não conseguem ver ninguém sofrendo. Com isso, a tática é simples. Convença a sua vítima de que você está tendo algum tipo de sofrimento, e ela tentará aliviar a sua dor.”
A maior parte dos psicopatas não pratica violência física ou delitos contra a lei. Mesmo assim, todos eles são capazes de arruinar a vida das pessoas ao seu redor, deixando-as emocionalmente em frangalhos ou financeiramente quebradas, ao mesmo tempo em que posam para o restante do mundo como pessoas normais e de bem. Conhecê-los é a melhor saída para defender-se.
“Um entendimento completo do transtorno de personalidade antissocial é importante porque as pessoas com esse transtorno encontram-se entre os indivíduos mais interpessoalmente destrutivos e emocionalmente prejudiciais em nossa sociedade. E, neste caso, a maioria dos problemas é sofrida pelas pessoas que vivem em torno do indivíduo perturbado.”
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: