Geladeira de Einstein : Uma solução econômica, sem poluentes e eletrecidade…uma solução para tempos de aquecimento global!


Desenho da patente de Einstein e Szilard para projeto de geladeira. Crédito: domínio público

Engenheiros britânicos construiram um projeto de geladeira “ecológica” inventado por Albert Einstein . O mecanismo do refrigerador não tem partes móveis, e funciona sem eletricidade (via DiscoBlog).

Malcolm McCulloch, da Universidade de Oxford, construiu o protótipo da geladeira de Einstein como parte de um projeto de pesquisa para desenvolver aparelhos domésticos que não precisam de eletricidade para funcionar. O engenheiro pretende aperfeiçoar o design de Einstein, para torná-lo viável comercialmente. Vai usar gases diferentes do modelo original e painéis coletores de energia solar.

A geladeira é uma invenção de Einstein e de seu amigo, o físico Leo Szilard, patenteada em 1930. Funciona a base amônia, butano (gás de cozinha) e água. De um lado do aparelho fica um reservatório de butano líquido. Quando vapor de amônia entra no reservatório de butano, uma mudança na pressão do ar no reservatório faz com que o butano ferva. Ao fever, o butano extrai calor do ambiente, que esfria. A mistura de vapor de amônia e butano passa por canos contendo água. A amônia se mistura na água e se separa do butano, e logo os gases estão prontos para um novo ciclo. A energia para os ciclos pode vir de qualquer fonte de calor.

A patente da geladeira de Einstein-Szilard chegou a ser comprada pela Electrolux, mas nunca foi construída, porque não é tão eficiente quanto os refrigeradores que funcionam a base de compressão de gases freon, usados atualmente.

Einstein e Szilard queriam contruir uma geladeira que funcionasse sem barulho e não causasse acidentes fatais por escape de gases venenosos. Sem um motor compressor de gases, o projeto de Einstein-Szilard funcionaria silencioso. Sem partes móveis, a quebra do mecanismo teria menos chance de fazer seus gases vazarem.

Esta não é a primeira vez que se tira da gaveta o projeto de geladeira de Einstein-Szilard. Em 1998, Andrew Delano, do Instituto de Tecnologia da Georgia, construiu e analisou um protótipo em sua tese de doutorado.

Anúncios

Uma resposta to “Geladeira de Einstein : Uma solução econômica, sem poluentes e eletrecidade…uma solução para tempos de aquecimento global!”

  1. Severino da Silva Melo Says:

    Silicito informar em que proporção seria colocada a água-amônia na geladeira acima citada?
    Obrigado, Melo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: