O que é Inteligência Múltipla: Teoria das Inteligências Múltiplas


Howard Gardner, com preocupações com a análise da base neurológica da cognição, propõe a ligação entre áreas e localizações encefálicas e o processamento da informação.

Nesta teoria, existem sete inteligências: inteligência lingüística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica-corporal e inteligência social ( subdividida entre intrapessoal e interpessoal). Cada diferente forma de inteligência seria relativamente autônoma, cujo desenvolvimento dependeria do tipo de estimulação proveniente do meio e do momento em que essa estimulação ocorreria.

Recentemente Gardner propôs um outro tipo de inteligência como parte confirmada de sua teoria (habilidades de discernir os diferentes padrões da natureza). Além disso, poderia existir dois outros tipos de comportamentos inteligentes: a inteligência espiritual e a existencial. Gardner entende que as evidências para essas duas últimas formas de inteligências são menos consistentes que as evidências para as outras oito.

Não há ainda relatos na literatura especializada de pesquisas experimentais diretamente dirigidas para testar a validade da Teoria das Inteligências Múltiplas como um todo. Além disso, parece bastante vaga a idéia de que cada uma das inteligências apontadas possa emergir de uma estrutura pré-programada de índole genética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: