Jogos de Inverno: Tecnologia da NASA será usada para monitorar remotamente a temperatura dos alimentos dos atletas


https://i2.wp.com/www.unerj.br/blogbiblioteca/wp-content/uploads/2009/07/nasa.jpg

A qualidade da comida que será servida aos atletas durante a disputa dos Jogos de Inverno, o Comitê Organizador de Vancouver decidiu utilizar uma tecnologia desenvolvida para monitorar remotamente a temperatura dos alimentos no espaço. O sistema é usado pela Nasa para garantir que a comida enviada aos astronautas não irá estragar antes de chegar ao destino.

Em Vancouver, as medidas de segurança alimentar terão a mesma rigidez das utilizadas no espaço, já que vários membros da equipe olímpica americana ficaram doentes por intoxicação alimentar poucos dias antes de competir nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Os americanos até se precaveram enviando carne para seus atletas na China, mas muitos produtos foram comprados localmente.

Em Vancouver, as áreas de serviço e unidades de refrigeração das vilas olímpicas serão equipadas com um conjunto de sensores remotos que enviam dados dos alimentos por meio de um sinal de rádio para um receptor central a cada 15 minutos. Estes dados são enviados de forma segura a uma planilha de computador, que pode ser analisado para revelar violações de normas de saúde, equipamentos defeituosos ou práticas ruins de manejo alimentar.

“Este sistema nos revela rapidamente qual é a vida secreta dos frigoríficos”, brincou o diretor de vendas do Thermor (nome dado ao sistema), Tim Osland, ao Vancouver Sun. “Nós o comparamos a uma babá da cozinha, que controla a movimentação e as respectivas temperaturas, gravando-as e talvez registrando os erros cometidos”, completou. “Ao invés de obter uma leitura de manhã e outra à noite, o sistema está de olho na temperatura constantemente”, encerrou.

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: