Cientistas conseguem isolar molécula que afeta depressão e ansiedade



Localizada na região onde se formam neurônios
Uma equipe de investigadores descobriu uma molécula com impacto na formação dos neurônios e cuja ausência pode provocar estados de depressão e de ansiedade, anunciou, em 19 de abril de 2010, a Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, em comunicado.

A molécula, a MIF (Macrophage Migration Inhibitory Factor), tem um “impacto sobre o estado ansioso e/ou depressivo dos ratos, o que pode indicar uma mudança de comportamento”, informou a instituição.

A equipa dirigida pela directora do Laboratório de Genética Comportamental do EPFL, Carmen Sandi, descobriu que a ausência da molécula inibe a produção de genes e “desencadeia um aumento de comportamentos ansiosos e depressivos”.

Os cientistas descobriram que a MIF era encontrada em grandes quantidades nas células-tronco do hipocampo, uma região do cérebro importante para a formação da memória e um dos locais onde se geram novos neurónios.

Novos neurônios

Com base em estudos anteriores que comprovavam que a formação de novos neurônios era um fator importante para fazer reduzir a ansiedade, os cientistas tentaram manipular a presença da MIF no cérebro dos ratos, eliminando-a.

Carmen  Sandi, investigadora principal
Carmen Sandi, investigadora principal

Constataram, então, que a ausência da molécula reduzia de forma significativa a produção de neurónios e aumentava, por consequência, a ansiedade.

A equipe ainda conseguiu provar que a ausência da MIF diminuía a capacidade dos antidepressivos de estimular a formação de neurônios.

Com esta descoberta, os cientistas da EPFL esperam agora desenvolver fármacos contra a depressão, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afeta 121 milhões de pessoas no mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: