Depressão e estresse: Ligação biológica entre estresse, ansiedade e depressão é identificada pela primeira vez



NOVA YORK – Cientistas da Universidade de Ontario Ocidental, no Canadá, conseguiram identificar pela primeira vez a ligação biológica entre estresse, ansiedade e depressão. O grupo, liderado pelo pesquisador Stephen Ferguson, do Robarts Research Institute, mostra exatamente como a ansiedade e o estresse podem levar à depressão. A descoberta, publicada na edição online da “Nature Neuroscience”, também mostra que um inibidor molecular criado por Ferguson poderia ajudar a criar formas mais eficazes de tratar estes tipos de distúrbios psicológicos.

Para chegar a esta conclusão, Ferguson e seus colegas fizeram uma série de experiências moleculares em ratos. Eles identificaram que o mecanismo que liga estes três distúrbios envolve a interação do receptor de fator de liberação de corticotropina 1 (CRFR1, ligado à ansiedade) com tipos específicos de receptores de serotonina (5-HTR, ligado à depressão). A ativação do CRF1 aumentaria a quantidade de 5-HTR disponível nas células cerebrais, aumentando o risco de transtornos ansiosos e depressivos simultaneamente.

A depressão costuma se manifestar junto com algum tipo de distúrbio de ansiedade, e seu aparecimento está fortemente ligado a experiências estressantes. Crises de estresse também podem piorar os sintomas de ansiedade e depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão e os distúrbios de ansiedade estão entre as doenças crônicas mais prevalentes em todo o mundo.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: