gne, obesidade: Gene ligado à obesidade pode fazer o cérebro encolher




Uma variante do gene que nos ajuda a ganhar peso pode fazer com o que o cérebro encolha. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas idosas e obesas com essa variante são mais propensas a demências e seus cérebros tendem a ser menores do que os daquelas com menor peso. As informações são da New Scientist.
Essa reação em pessoas que sofrem de obesidade era atribuída a um fluxo menor de sangue para o cérebro, devido a artérias entupidas, o que leva a morte de neurônios. Contudo, os cientistas americanos afirmam ter identificado um variante do gene ligado à obesidade e que pode prejudicar diretamente o cérebro.
Segundo a pesquisa, metade dos europeus e dos moradores do oeste da áfrica tem a variante do gene chamada de FTO que aumenta em duas vezes o risco de obesidade. Essa variante ainda afeta o metabolismo e o armazenamento de gordura no corpo.
A pesquisa
Os cientistas examinaram o cérebro de 206 pessoas saudáveis entre os 70 e 80 anos. Aqueles que tinham pelo menos uma cópia da FTO tinham um cérebro com 8% a menos de volume nos lobos frontais e 12% a menos nos lobos occipitais se comparados com outras pessoas na mesma idade e que não possuem a variante do gene.
Segundo os pesquisadores, os cérebros daqueles que possuem a FTO parecem 16 anos mais velhos. Ainda de acordo com os cientistas, a diminuição, contudo, não causou problemas cognitivos nos participantes, mas essas áreas são importantes para a solução de problemas e para a percepção e seu atrofiamento pode aumentar o risco de demência e problemas de memória.
Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: