Teste sanguíneo para diagnosticar depressões


Teste sanguíneo permite medir o nível de proteínas no plasma
Teste sanguíneo permite medir o nível de proteínas no plasma

Uma equipe de investigadores holandeses descobriu uma série de marcadores sanguíneos que poderão servir para a criação de um novo teste que permita diagnosticar depressões – com apenas uma análise de sangue. Até agora, tem sido possível reconhecer um grande número de patologias via teste sanguíneo que são igualmente utilizados para vigiar e orientar tratamentos. A psiquiatria ainda não tinha enveredado por este caminho, mas a situação poderá mudar tendo em conta que este teste genético, com as suas variações genómicas, permite medir o nível de proteínas no plasma e deduzir a atividade dos genes.

Usando esta abordagem, os cientistas da Universidade de Amesterdão, analisaram o perfil das expressões genéticas de indivíduos sãos e de pacientes com depressões maiores. Encontraram uma série de sete genes capazes de distinguir quais são os pacientes doentes e os não-depressivos.

Este é o primeiro passo para chegar a uma nova ferramenta de diagnóstico molecular para a depressão, segundo explica a autora do estudo, Sabine Spijker, na revista Biological Psychiatry. A psiquiatria recorre a questionários específicos para diagnóstico de perturbações mentais e embora seja imparcial, tem sido considerado precioso para lidar com pacientes silenciosos.
Contudo, os cientistas avançam que ainda é muito cedo para ter a certeza de que o perfil de expressão genética possa conduzir a testes de diagnóstico ou prognósticos para a depressão.

Fonte: Ciência Hoje Portugal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: